22 junho 2011

por vezes me pergunto .....





Por vezes me pergunto até quando as pessoas que projetam as coisas, principalmente veículos e motores, vão continuar adorando esses negócios lisos e sem sal.

Hoje ao levantar o capo de um carro de 8 cilindros o que vemos é simplesmente uma tampa plástica ou metálica com dizeres indicativos de que por baixo desta placa está um motor extremamente complexo e de alto rendimento. Provavelmente um objeto lindo e riquíssimo em complicados detalhes, algo bom de se ver.
 A mesma coisa acontece com as motos modernas. Não interessa a marca, todos os projetistas se esmeram em tampar, alisar, passar por dentro ou simplesmente juntar tudo em um bloco insosso.
Posso estar sendo preconceituoso, mas me parece que desde quando desenhista se transformou em designer e desse de quando analista de mercado (gerente de marketing) passou a ser mais importante que os engenheiros, as coisas antes complexadamente bonitas começaram a desaparecer.
Perdoem-me os caras da MAC, mas dizer que aquele tijolinho liso e sem nada (Iphone) é um objeto bonito, no mínimo é falta de criatividade. Parece que os responsáveis pela aparência das coisas ficaram preguiçosos ou perderam a mão.
Voltando ao exemplo do carro, duvido se o engenheiro que idealizou o tal do motor não ficaria muito mais satisfeito e orgulhoso se sua criação ficasse exposta. E se possível com muito mais peças moveis ressaltando os inúmeros HPs ali existentes.

                                

Vamos sonhar e imaginar se a Harley, por exemplo, voltasse a produzir o Knucklehead, um dos motores mais bonitos que este fabricante já fez. E o fizesse com toda esta tecnologia disponível, mas sem deixar de valorizar a beleza das partes. As curvas em vez de cantos vivos. Tubos em vez de dutos internos.

Se não me engano, os caras da Triumph foram os únicos que se deram ao trabalho de esconder um sistema de admissão de injeção eletrônica dentro de um corpo de carburador. Acetaram em cheio. Tem coisa mais sem graça que um bico injetor e tem coisa mais intrigantemente bonita que um belo carburador?



Meu irmão, o corpo de admissão de uma HD moderna é uma das coisas mais feias que já fizeram.
Dai alguém pode dizer, para que ser bonita se o que interessa é que funcione e também a coisa fica por traz do filtro de ar. E este tipo de pensamento massa é normal.
Então me lembro de quando trabalhava em uma fábrica de produtos de luxo (barcos). Foi lá que conheci um dos meus mestres. E este mestre trabalhava incessantemente com o fardo de ensinar aos funcionários como fabricar um produto realmente luxuoso.
Ele falava que os detalhes, a arrumação, a harmonia e a beleza deveriam ser objetos de muita atenção. Principalmente nos porões e áreas de serviço dos barcos que fabricávamos.
Segundo ele, e eu concordo, uma porta se tornava um objeto de decoração e expoente do luxo se ao ser aberta, os mecanismos de dobradiças e fechaduras fossem dignos de atenção e admiração.

Por que tem que ser só funcional. Por que não pode ser bonito.

As pessoas esqueceram que as bombas de óleo passaram a ser internas porque não existia tecnologia disponível para impedir os vazamentos. Hoje existe.
Olha só isso:




Já pensou isso ai com 1600cc funcionando liso e perfeito. Usufruindo de toda a tecnologia que conhecemos.

Os caras que desenharam a ficção cientifica no inicio do século passado certamente pesavam que seria assim. Pena que até agora não deu muito certo.


Um comentário:

  1. Nos, como Engenheiros Mecanicos que somos realmente sentimos falta de bombas, balancins, bielas e mecanismos...
    Nao sei se ja viu um motor de navio? 4 andares meu irmao!!! Eu disse 4 andares disto tudo que voce disse acima!!! Um dia te mostro!!!!
    Ainda da prazer de ver...

    Abracao,

    Fred

    ResponderExcluir