Todos os componentes da moto eram fabricados dentro da fábrica, de maneira a permitir um produto final totalmente personalizado, solo ride e de alta performance. Cada comprador podia escolher além da cor, é lógico, a relação de cambio, a cilindrada e também a quantidade de cromados.
Al Crocker trabalhou como engenheiro e desiner na fabrica da Indian por mais de 20 anos. Portanto ele e seu amigo e orientador (nos tempos da Indian) Paul Bigsby tinham know-how para lançar no mercado um produto par fazer frente as “poderosas”.
Tanto que quando Cocker apresentou o seu primeiro modelo para speed awy, totalmente feito a mão, simplesmente destroçou a concorrência mudando todos os parâmetros de performance e qualidade. A moto era de longe muito melhor que as Harleys, Indians e todos os outros por muitos anos.
As Crockers reinaram como as melhores do mercado até 1942. Então, fim do sonho de uma moto perfeita, feita a mão pelos melhores de uma época. Guerra, dinheiro escasso no mercado e tudo mais levaram ao fechamento da fábrica.
Só 100 dessas máquinas de sonho foram fabricadas entre 36 e 42, o que transformou estas motos em verdadeiras lendas. Raras e caríssimas. Uma “Hemi-head” 1937 foi vendida em um leilão por U$276,500 e uma Crocker 61 vendida por U$236,500.
Foram muitas a inovações e tantos os detalhes introduzidos por Crocker na época.
A transmissão de três velocidades podia suportar muito torque, além de ser linda e de fino acabamento. Acoplada ao espetacular motor, desenhado pelo próprio Crocker, formava um conjunto tão harmonioso que despertava vergonha e inveja na desafortunada concorrência.
O fabricante era tão confiante em seu produto que garantia o retorno de todo o dinheiro a qualquer proprietário que fosse vencido por uma Harley ou uma Indian stock.
Nenhuma devolução foi registrada.
Válvulas nos cabeçotes.
Seus cilindros dispostos em um ângulo de 45°, com diâmetro de 3,25” e curso com 3,65” a 61ci era quase um "quadrado". A saber, motores com estas características geram uma relação quase perfeita entre torque e velocidade.
A taxa de compressão era de 7:1, mas podia chegar a 11:1 em algumas motos.
A coisa toda era planejada tendo em mente as customizações. Por exemplo, as paredes dos cilindros tinham a espessura de 3/8” (9,6mm) para permitir big bore. Tanto que algumas Crockers foram montadas com 90ci (+ ou - 1500cc).
Somado a isso tudo uma primeira marcha que ia até os 100kph. E velocidade final próxima dos 180kph. Lembrando que estes números se referem a motos stock.
Mesmo as mais bem intencionadas motos da época ficavam sentadas no banquinho.
Uma pena, muita pena mesmo que não existe mais este tipo de coisa.
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