12 junho 2011

mITOLOGIA oU VERdADE

Esta semana tive a oportunidade de fotografar o famoso “calcanhar de Aquiles”. E o melhor é que não tive que ir a Grécia. A coisa apareceu debaixo do meu nariz dentro da minha oficina.
Pensando bem acho que a passagem mitológica que mais se encaixa é aquela do Davi e Golias.
Pois é, parece até aula de história e mitologia. Mas é a dura verdade de um monstro de 1450cc (quem sabe até 1580cc?) que é derrubado por um minúsculo intruso de menos de 3mm e 1/10 de uma grama.



Como todo mundo sabe ou pelo menos os proprietários de Twin Cam deveriam saber, este modelo de motor deve sofrer uma revisão de comandos quando atinge os 50.000km.
Um dos pontos importantes desta revisão é a verificação e limpeza da placa de lubrificação (cam suport assembly).
Por três vezes me deparei com um ridiculamente pequeno pedaço de silicone preso em um dos três também ridiculamente pequenos furos de lubrificação que habitam a referida placa.
A primeira vez certamente foi a que apresentou as piores consequências. O ridículo furo interrompido foi o que leva óleo para a biela. Ou seja uma biela de U$1,800 (lá) trocada, lógico sem falar no resto das peças e procedimentos necessários para o reparo.
Nas outras duas vezes os danos foram bem menores. Apenas um dos tensores de corrente de comando ficou totalmente destruído. Lembrando bem, em um desses dois casos, tive que trocar a bomba de óleo.



Conclusão:
Impossível dizer que o motor é ruim. Mas vem com Aquiles, Davi e Golias dentro.
Dizem que as HD vêm com alguns anões dentro, pois é acho que esses são os bad dwarf da coisa. Aqueles que são primos do Murphy (o da lei) e que adoram colocar coisas no lugar errado.
Conclusão 2:
O objeto da desgraça alheia é feito de silicone. E parece ser o tipo de silicone que a fábrica usa para fechar os motores. Traduzindo, puta que pariu o silicone e quem usa para fechar motor também.
Comentário:
   ADORO A MINHA SHOVEL E AS EVOLUTIONS

Nenhum comentário:

Postar um comentário