27 setembro 2010

" O que é a moto do Paulão?"

Neste último fim de semana, estava numa festa com amigos quando surgiu a seguinte pergunta “O que é a moto do Paulão?”.
Parece ser simples e de resposta imediata. Afinal de contas e no final das contas, não deixa de ser uma motocicleta. O problema é como, porque e por quem a pregunta foi formulada. E aí começa a trincar a coisa. Principalmente por que queriam que eu respondesse de pronto. Impossível, este é um assunto complexo, pelo menos a meu ver.
Rapaz, certos objetos supostamente inanimados, são ícones. Vide o meu querido martelo.
Neste caso, o da moto do Paulão, diria que temos que subdividir a resposta em partes.
1 ) Qual a marca da coisa?
“LOUREIRO DAVIDSON”
1A ) Por que?
Essa é simples. A Harley Davidson jamais será capaz de inventar, ou mesmo montar um modelo como esse. A coisa tem partes de quase todos os modelos desde a década de 70. Até os dias de hoje. Só o Paulão ( Loureiro ) tem essa capacidade.
2 ) Qual o modelo da moto?
( sem resposta )
3 ) Qual o ano?
Esta moto em particular começou a ser montada em 1903 por dois loucos que só entendiam de bicicleta. Não pode ser simples explicar um troço desses.
4 ) O que tem dentro do motor?
Começou a ficar punk. Não gosto muito de falar sobre as minhas virtudes como mecânico. Mas vou abrir exceção neste caso.
A biela é uma genuína “SBLEU” com meletróide acoplado. Comando “CATREFA 278”. Pistões “ÇÇ” de alta e baixa. Carburador “NÃO SEI” inglês. Ignição “CRYING DUCK” sequencial polarizada. E os cabeçotes são modelo primavera verão com corte em “V”.
Potência estimada em cento e poucos “ai jesusss” no final da reta.
Resumindo a moto é ESPETACULARRRR.
Evidentemente essas características acima não são o que melhor descreve a moto do Paulão. Por que não é com ferro nem com solda que se forja um a moto dessas. São necessários itens que não estão à venda. E o pior de tudo é que este tipo de moto tá acabando.
Meu amigo, se e quando alguém perguntar “O que é a moto do Paulão?”, tenha certeza de uma coisa: Este questionador do além está muito longe de entender o que estou falando.

5 comentários:

  1. hahahah muito bom! O que é a moto do Paulao! Isso se aplica a varias motos, pena que muita gente nao vai nem entender do que se trata!

    ResponderExcluir
  2. Querido padrinho,

    O bacana de tudo isso é que tanto o martelo, no seu significado e história, quanto a receita de motocicleta do Paulão são representativos de valores essenciais, simples, verdadeiros e que podem ser resumidos numa única palavra, paixão. O resto é o resto,

    Um abração do Folha

    ResponderExcluir
  3. Seu melhor texto até agora, euri.. Muito bom, pai, falou muito bem da moto do Paulão.

    ResponderExcluir
  4. Folha, para de babar ovo.

    ResponderExcluir
  5. definição: Ogromóvel.... ;)

    ResponderExcluir