Neste último fim de semana, estava numa festa com amigos quando surgiu a seguinte pergunta “O que é a moto do Paulão?”.
Parece ser simples e de resposta imediata. Afinal de contas e no final das contas, não deixa de ser uma motocicleta. O problema é como, porque e por quem a pregunta foi formulada. E aí começa a trincar a coisa. Principalmente por que queriam que eu respondesse de pronto. Impossível, este é um assunto complexo, pelo menos a meu ver.
Rapaz, certos objetos supostamente inanimados, são ícones. Vide o meu querido martelo.
Neste caso, o da moto do Paulão, diria que temos que subdividir a resposta em partes.
1 ) Qual a marca da coisa?
“LOUREIRO DAVIDSON”
1A ) Por que?
Essa é simples. A Harley Davidson jamais será capaz de inventar, ou mesmo montar um modelo como esse. A coisa tem partes de quase todos os modelos desde a década de 70. Até os dias de hoje. Só o Paulão ( Loureiro ) tem essa capacidade.
2 ) Qual o modelo da moto?
( sem resposta )
3 ) Qual o ano?
Esta moto em particular começou a ser montada em 1903 por dois loucos que só entendiam de bicicleta. Não pode ser simples explicar um troço desses.
4 ) O que tem dentro do motor?
Começou a ficar punk. Não gosto muito de falar sobre as minhas virtudes como mecânico. Mas vou abrir exceção neste caso.
A biela é uma genuína “SBLEU” com meletróide acoplado. Comando “CATREFA 278”. Pistões “ÇÇ” de alta e baixa. Carburador “NÃO SEI” inglês. Ignição “CRYING DUCK” sequencial polarizada. E os cabeçotes são modelo primavera verão com corte em “V”.
Potência estimada em cento e poucos “ai jesusss” no final da reta.
Resumindo a moto é ESPETACULARRRR.
Evidentemente essas características acima não são o que melhor descreve a moto do Paulão. Por que não é com ferro nem com solda que se forja um a moto dessas. São necessários itens que não estão à venda. E o pior de tudo é que este tipo de moto tá acabando.
Meu amigo, se e quando alguém perguntar “O que é a moto do Paulão?”, tenha certeza de uma coisa: Este questionador do além está muito longe de entender o que estou falando.
hahahah muito bom! O que é a moto do Paulao! Isso se aplica a varias motos, pena que muita gente nao vai nem entender do que se trata!
ResponderExcluirQuerido padrinho,
ResponderExcluirO bacana de tudo isso é que tanto o martelo, no seu significado e história, quanto a receita de motocicleta do Paulão são representativos de valores essenciais, simples, verdadeiros e que podem ser resumidos numa única palavra, paixão. O resto é o resto,
Um abração do Folha
Seu melhor texto até agora, euri.. Muito bom, pai, falou muito bem da moto do Paulão.
ResponderExcluirFolha, para de babar ovo.
ResponderExcluirdefinição: Ogromóvel.... ;)
ResponderExcluir