Quatro amigos decidiram ir a Bonneville só por curiosidade, para ver como as coisas funcionam. Já tinham em mente acelerar.
Uma ideia que surgiu em um “heavy drinking dinner” e acabou se tornando uma empreitada espetacular.
O nome da trupe é uma alusão a um desenho francês e coisa e tal. Mas a essência é a moto e o sal.
Bom, a história é a seguinte, já que estavam indo para o sal, por que não levar logo um veiculo para usar lá, sem grandes pretensões.
Só que pra variar, pouca grana.
Praticamente a única solução para o problema foi espetacular.Pois é a única máquina que cabia no bolso e estava disponível na França era a Mobylette ... muito conhecida, nada de performance mas famosa. Milhares destas foram vendidas para trabalhadores franceses no pós-guerra.
Originalmente com as seguintes características: 49,9cc perto de 1.5hp max at 4000 rpm, velocidade máxima 45 km/h. Nada para se ir até a lua, menos ainda para tentar alguma coisa em Bonneville.É onde entram em cena os quarto mosqueteiros. E tendo em mente que “já que é para fazer, vamos fazer bem feito”.
Com a ajuda de um experiente preparador, uma vez que nenhum dos quarto era virtuoso nesse tamanho de motor dois tempos. Os caras fizeram um monstrinho lindo.
Praticamente refizeram tudo de novo.
Quadro mais baixo, motor, inventaram carenagem ….. mas o melhor de tudo é que era toda desmontavel e dimencionada para caber nas malas de viagem.
Mais uma vez eu digo espetacular.
Imagino quatro franceses desembarcando em Bonneville para correr e em vez de conteiners e caixas de especiais, os malucos tiram uma Mobillete transformada de dentro das malas. Montam tudo e alinham na pista. Lindo.
E a cara dos organizadores? E aqueles americanos “superspeedmen” totalmente super equipados olhando a cena?
Obvio que roubaram o espetáculo e se tornaram os mascotes da temporada (2008). Com toda a atenção voltada para eles.
O nome do vintage monstrinho (1956) era “Saline Contender” e foi inscrito em 4 categorias.
Gas e Fuel Sidecar e Gas e Fuel solo.
A categoria “Gas” é quando o veiculo usa a gasolina (120octanas) fornecida pelos organizadores. E na “Fuel” você pode usar qualquer mistura que te convier.
Bom, depois dos bem sucedidos testes exigidos, pista.
E o resultado, incríveis quatro recordes.
Um para cada membro da equipe (ou para cada mala de viagem). Todos na categoria Vintage 50cc.
Sidecar gas com 54.5 mph;
Sidecar fuel com 55 mph;
Solo naked gas com 57 mph;
E Solo naked fuel com 55 mph.
55cc girando a 10.000 rpm a 40°c e 1300 metros de altura.
Para mim este é o tipo do conto de fadas (verdadeiro) que gosto de ouvir.
É com isso que sonho todo dia (dormindo e acordado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário