Se faz necessário falar sobre esta estranha e impressionante mistura entre moto e baratinha (é assim que se falava na minha época ). Aliás e diga-se de passagem, dois dos mais espetaculares brinquedos de todas as idades.
Este é um 1951 COOPER MK V, costumava ser usado em corridas de formula 3 categoria 500cc. Muito popular na Inglaterra.
Algumas lendas do automobilismo começaram a competir nesta categoria : Sterling Moss, John Surtees, Jack Brabharm, Ken Tyrrell entre muitos outros.
Essa categoria foi lançada em 1946. John Cooper e seu amigo de infância Eric Brandon queriam correr nesta emocionante categoria. Então, como muitos outros naqueles dias , os caras decidiram montar seu próprio protótipo (T2). O que acabaria se tornando a “The Cooper Car Company, fundada com ajuda do pai do John.
Eles venceram muitas corridas e desenvolveram o T2 durante anos. O que depois trouxe uma carreira espetacular de preparador de carros de Formula 1. Na verdade John foi um dos que revolucionou a F1.
O protótipo (T2) prefigura o modelo fotografado, chassis tubular , carroceria de alumínio, o motor, instalado atrás do piloto é um mono cilindro refrigerado a ar. Um J.A.P. 4B de 500cc a álcool que proporciona 45Hp a 7000 rpm co taxa de compressão de 16.1. Transmissão direta por corrente de moto. A caixa de marchas era da Norton Manx. Os aros eram verdadeiras obras de arte. Algumas versões as vezes utilizavam o V bicilindro de 1000cc JAP.
Mas o Cooper preferia as good vibs e o torque dos monocilindros.
Não é atoa que naqueles tempos o JAP 500cc era utilizado em muitas categorias na Inglaterra tais como: speedway, sprimt, grastrack, cycle cars e outras.
Pois é velho, não sei se Papai Noel esta me escutando agora. Mas certamente vou mandar minha cartinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário